domingo, 13 de novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Prefeito de Carnaubais prevê dificuldade para os mais pobres diante de cenário de falência do Programa do Leite


Carnaubais - O espectro da fome poderá voltar a assustar de forma acentuada grande parte das famílias mais pobres do Rio Grande do Norte. A perspectiva sombria foi lançada pelo prefeito de Carnaubais, região do Vale do Açu, Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, "Luizinho" (PSB). O gestor teme que este panorama seja instalado no Rio Grande do Norte como consequência de algo que ele considera real: a decadência do Programa do Leite do Governo do Estado. "Luizinho" considerou que o programa institucional depara-se com um quadro de falência visível.
O primeiro mandatário carnaubaense recordou que o citado programa chegou a obter reconhecimento em âmbito nacional como um dos mecanismos mais eficazes no combate à fome e à pobreza. Porém, asseverou, hoje vive uma situação decepcionante em todos os aspectos. "O programa servia para combater a fome nas cidades e ainda impulsionava a geração de emprego no campo", acrescentou, dizendo que chegaram a existir no Estado mais de 20 laticínios que forneciam leite para o governo. "Hoje, oito empresas já fecharam suas portas", disse.
"Luizinho" sentenciou que a perspectiva de inviabilidade do programa só penalizará os mais humildes. "Quem sai perdendo são as centenas de pessoas do Estado que não têm com que comprar um litro de leite diariamente", preocupou-se. O prefeito alicerçou seu raciocínio acerca da derrocada do programa ao constatar sua realidade no próprio município de Carnaubais. Lembrou que, ao ser criado, no primeiro governo do hoje senador licenciado e ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB), o programa distribuía 500 litros de leite por dia na cidade. 
Queda
Na gestão da ex-governadora Wilma Maria de Faria (PSB), a oferta do produto dobrou. "No governo Wilma eram distribuídos mil litros de leite todos os dias em Carnaubais e, hoje, infelizmente, a distribuição só atende uma oferta de 200 litros diariamente", lamentou. O prefeito diz não enxergar as razões pelas quais o programa tem definhado. "Não se tem nenhuma justificativa para o que está acontecendo", registrou, perplexo. Ele disse que, além de ter caído drasticamente de mil litros para 200 litros por dia em Carnaubais, o pior é que não existe regularidade na distribuição. "Não tem dia certo (para distribuir) e tem semana que nem vem (o leite)", concluiu.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário